24/04/2012

COMO SE "PEGA" TOXOPLASMOSE?

MUITAS PESSOAS AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE A TOXOPLASMOSE, AQUELA FAMOSA DOENÇA QUE DIZEM  SER PROVENIENTE  DO GATO..


 MAS VAMOS ENTENDER MELHOR O QUE É TOXOPLASMOSE  E PORQUE SE FALA TANTO QUE MULHERES GRÁVIDAS NÃO PODEM ENTRAR EM CONTATO COM GATOS...

A toxoplasmose é também conhecida como doença do gato por ser normalmente transmitida pelas fezes deste animal. O contato do ser humano, mesmo que indireto, com as fezes infectadas por ovos do parasita é suficiente para transmitir a doença. Ou seja, todo o ambiente onde o gato circula pode estar infectado pelo parasita. Mesmo os gatos bem cuidados não estão livres de serem agentes transmissores, pois eles podem adquirir o parasita ao ingerir carne contaminada, por exemplo.

O ser humano também pode adquirir a toxoplasmose através da ingestão de carne crua ou mal passada e embutidos crus pois o parasita, alojado nas fibras musculares do animal, só é eliminado quando a carne é totalmente cozida, assada ou frita. Frutas, verduras e vegetais crus e mal lavados não estão livres do parasita. Isto ocorre devido ao possível contato da planta com animais e adubos orgânicos (esterco animal). Até mesmo durante o preparo dos alimentos são necessários alguns cuidados. Usar a tábua onde a carne crua foi cortada para depositar ou cortar alimentos que serão servidos crus é o suficiente para que a transmissão possa ocorrer.

Em até 90% dos casos, a toxoplasmose não manifesta sintomas e a pessoa pode nem tomar conhecimento que adquiriu o parasita. Em algumas pessoas os sintomas da toxoplasmose podem ser confundidos com os de uma gripe, em outras, pode apresentar febre diária e gânglios que tendem a ser doloridos e se alastrar pelo corpo. Em duas a três semanas a doença começa a regredir. Por ser transmitida por um parasita que permanece para sempre no organismo, a doença pode voltar, especialmente quando a pessoa diminuir suas defesas orgânicas.

Durante a gravidez, no entanto, a toxoplasmose pode gerar sérias complicações para o feto.
Existem algumas medidas preventivas de toxoplasmose :
  • Não se alimentar de leite não pasteurizado ou não-fervido
  • Não ingerir carne crua ou mal cozida de qualquer animal
  • Controlar a população de gatos vadios
  • Os criadores de gatos devem mantê-los dentro de casa e alimentá-los com carne cozida ou com ração de boa qualidade
  • Consumir água de boa qualidade, no caso de água de abastecimento público,manter as caixas d’água tampadas e higienizadas a cada seis meses
  • Ter cuidado ao manusear as fezes de gatos e dar o destino adequado das mesmas (usar luvas, pás e lavar bem as mãos após a manipulação) - “incinerar as fezes do gato”
  • Lavar bem as mãos e unhas: após manusear areia (jardins, hortas e plantações) e das crianças após brincarem em parques e/ou caixas de areia
  • Exame pré-natal e acompanhamento de todas as gestantes com ou sem infartamentoganglionar ou com história de aborto


A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.

Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue.

Sintomas:

A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado e músculos, encefalite e exantema máculo-papular (vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas).
No caso de haver sintomas, merecem destaque:
* Febre;
* Manchas pelo corpo;
* Cansaço;
* Dores no corpo;
* Linfadenopatia, ou seja, ínguas espalhadas pelo corpo;
* Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira;
* Lesões na retina.

Tratamento:

Em caso de pacientes soropositivos, o tratamento é indispensável, pois a forma disseminada da doença pode envolver retina, pulmões, cérebro, pele, músculos, fígado e coração. Pacientes com Aids requerem tratamento e atenção especial para controlar a progressão da depressão imunológica associada à doença.

Mulheres que já tiveram toxoplasmose podem engravidar?

Bem, primeiro é preciso ter certeza que a mulher já teve toxoplasmose, porque há casos em que os sintomas não aparecem.

Primeira situação - A mulher quer engravidar e não sabe se já teve toxoplasmose:Neste caso, um exame laboratorial de anticorpos IgG e IgM identifica se a pessoa é positiva ou negativa para toxoplasmose.
IgG positivo identifica pessoa em fase crônica da doença, ou seja, já teve toxoplasmose e o surto (estado agudo da infecção) está contido.
IgM positivo identifica pessoa em fase aguda da doença, ou seja, tem a infecção no momento do exame.

Segunda situação – A mulher quer engravidar, já contraiu o parasita, recebeu tratamento e o surto foi contido.Esta paciente pode ficar tranquila, porque adquiriu imunidade contra o parasita. Seu bebê não terá toxoplasmose congênita
A única exceção acontece nas situações em que a mulher é imunodeprimida, ou seja, cujo organismo não é capaz de resistir ao ataque de corpos estranhos. Nessas pacientes, o parasita pode voltar a ativa durante a gestação.

Terceira situação – O IgM deu positivo e vou iniciar o tratamento. Quanto tempo devo esperar antes de engravidar?O ideal é aguardar até que a titulagem abaixe a níveis de doença crônica. O tratamento de uveíte por toxoplasmose dura no mínimo um mês, portanto, não seria prudente engravidar neste período.


ATENÇÃO
É de responsabilidade da mulher informar ao médico oftalmologista sobre uma possível gravidez antes de iniciar um tratamento de uveíte por toxoplasmose. Assim, o médico poderá optar a tempo, por uma medicação alternativa ao esquema convencional, que pode prejudicar o feto em formação.

16/04/2012

MITOS E VERDADES SOBRE A CARNE SUÍNA

VOCÊ SABIA??

A CARNE SUÍNA É A CARNE MAIS CONSUMIDA NO MUNDO.

70% DA SUA GORDURA ESTÁ CONCENTRADA ABAIXO DA PELE, NO TOUCINHO, ISTO FAZ COM QUE A INGESTÃO DE GORDURA DIMINUA, JÁ QUE HÁ POUCA GORDURA ENTRE OS MÚSCULOS.

O LOMBO SUÍNO TEM MENOS GORDURA QUE O PEITO DE FRANGO SEM PELE!!

A CARNE SUÍNA É COMPOSTA POR 70 % E ÁGUA E 20% DE PROTEÍNA, ALÉM DE CONTER VITAMINAS DO COMPLEXO B, FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO.


100 GRAMAS DE CARNE CONTÉM 147 KCAL.

A CARNE SUÍNA É A PREFERIDA PELA MAIORIA DA POPULAÇÃO DEVIDO AO BAIXO CUSTO E ALTO SABOR! MAS MUITAS PESSOAS NÃO COMEM POIS ACHAM QUE ELA FAZ MAL  A SAÚDE, SERÁ? VAMOS VER A SEGUIR...

CARNE SUÍNA FAZ MAL ´PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA???
RESPOSTA:  a carne suína possui a melhor relação de sódio e potássio o que faz com que ela regule a pressão arterial, sendo indicada para quem tem pressão alta, problemas renais e circulatórios.


CARNE SUÍNA POSSUI MAIS COLESTEROL QUE AS OUTRAS CARNES?
RESPOSTA: todas as carnes possuem valores parecidos de colesterol, o que diferencia são os locais onde os cortes estão, pois o colesterol se situa próximo às células de gordura.

A pele de frango e a casca do camarão são riquíssimas em colesterol!!!

CARNE SUÍNA É UMA CARNE GORDA?
Há sete cortes de carne suína que possui menos gordura que o peito de frango sem pele.

Então pessoal, vamos desmistificar os preconceitos com a carne suína, afinal ninguém precisa recusar a um pernil ou um lombinho assado, além de serem saborosos, são saudáveis!!!



03/04/2012

BEM ESTAR ANIMAL, ENTENDA MELHOR O QUE É ISSO...

Sabe-se que hoje, mais do que nunca, o Bem estar animal é uma preocupação mundial e que engloba todos os tipos de animais, seja os animais de companhia, seja de produção ou selvagens...

O bem estar animal compreende dentre outros fatores, a qualidade de vida do animal, seja em casa, nas granjas, fazendas, zoológico,  ou até mesmo em um abatedouro.

Mas como o bem estar animal é avaliado em um matadouro frigorífico, por exemplo?

Os animais de produção, ou  aqueles que se tornarão animais de consumo, também devem ter seu bem estar preservado do início ao fim de suas vidas, sendo assim é fundamental que as Normas de Bem Estar Animal, assim como de Abate Humanitário sejam devidamente cumpridas.
Vamos entender melhor.. : ao saírem dos locais onde foram criados, os animais sofrem grande estresse, primeiro por estarem saindo do seu habitat e segundo pelo transporte que gera um desconforto no animal, seja pelo calor durante  a viajem, a distância, o aglomeramento dentro dos caminhões ou pelo frio, chuva... para isso devem ser respeitadas a capacidade de alojamento dentro dos veículos transportadores, a fim de evitar que os animais se estressem ainda mais ou machuquem, enfim, esse é um fator que deve ser avaliado pelos fornecedores dos animais e também por quem está comprando.

Ao chegarem no abatedouro, bovinos, suínos, aves.. são desembarcados, esse é um ponto crítico de estresse, pois os animais estarão entrando em um outro ambiente, novo, desconhecido, o que gera desconforto, além disso o manejo dos funcionários devem minimizar o sofrimento dos animais, o que isso quer dizer? Os animais não podem ser maltratados com chutes, empurrões, pontápés, gritos ou uso de qualquer objeto pontiagudo que possa ferir o animal, isso  é Proibido!! Hoje são usados vários métodos que não causam dor aos animais, como por exemplo: chocalho, saquinhos de ráfia, choque de baixa voltagem, cortinas para diminuir a visão períférica, que destrai os animais, entre outros...

Após este desembarque, os animais são alojados em currais ou baias, conforme a espécie animal e ficaram alí até serem abatidos, neste local possui bebedouros com água limpa e constante, ao abrigo do sol ou com a estrutura adequada para minimizar o stress térmico que pode afetar os animais...os animais devem ficar nestes locais em repouso a fim de recuperar o glicogênio perdido durante a viajem...

Após este descanso, que pode durar de 3 horas a 24 horas, os animais são encaminhados à sala de abate, onde serão lavados com água limpa e atordoados.

Muitas pessoas acham que os animais morrem no atordoamento, seja por choque, câmara de gás, pistola pneumática, mas isso não é verdade...

O atordoamento gera um estado de paralisia no animal, é como se fosse uma anestesia geral antes de uma cirurgia... só depois do animal entrar no estado de inconsciencia ele é sangrado, aí sim ele é abatido, ou seja a morte se dá pela perda de sangue e não por golpes de marreta, choque, como muitas pessoas pensam e dizem por aí...

O papel do Médico Veterinário dentro de um abatedouro é fundamental para avaliar se todas estas normas estão sendo aplicadas, a fim de garantir o bem estar do animal do início ao fim!!

Além disso, animais estressados geram carnes com qualidade ruim, devido ao desequilíbrio no organismo do animal, podendo resultar em carnes ou muito ácidas ou muito alcalinas, o que gera prejuízos à indústria e ao consumidor!!!